quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pedro Piau, memória viva de Várzea-Alegre






Pedro Alves de Morais – Pedro Piau – nasceu em Várzea-Alegre, no dia 12 de julho de 1918, filho de Jose Joaquim Vieira e Maria Alves de Morais. Ele se destacava pela habilidade de fazer amizades e conservá-las. Pedro Piau é uma memória viva de nossa terra e de nossa família. Entre suas principais obras está “Sete Gerações de Papai Raimundo”, em parceria com Acelino Leandro, onde descreve as descendências de Raimundo Duarte Bezerra, Papai Raimundo. Destacou-se também pelos serviços prestados ao Segundo Cartório que tinha como titular Ana Ferreira. Pedro Piau se notabilizou pela valorização que faz dos laços de família, qualidade que transferiu para os seus filhos.O meu pai, Jose Raimundo de Morais – Jose André do Sanharol – tinha em Pedro de Joaquim Piau um grande irmão. Ee a minha avó, madrinha Zefa, o abençoava com o afeto de um filho. Assim é o Pedro para nós do Sanharol.
Muitas vezes acompanhei minha avó, madrinha Zefa, a casa do Pedro. Lá. via Madrinha Zefa e Dona Iraci, frente a frente, fazendo uma carta para um parente distante. Era uma santa escrevendo o que outra santa falava...Pedro casou em primeiras núpcias com dona Iracy Bezerra de Morais. De Dona Irany sou um eterno devedor, por ter me encaminhado para vida, colocando-me no Ginásio São Raimundo numa época em que a educação era um privilegio de poucos. Desse casamento nasceram os meus primos: Raimundo, João, Rita Maria, Geralda, Ozanan, Joaquim, Paulo, Paula, Marco Antonio e Ricardo César.Em 1974, faleceu dona Iracy e 14 anos depois em 1988 Pedro se casou novamente, agora com Maria do Socorro Lima. Pedro vive em Várzea-Alegre para honra nossa e de sua grande legião de amigos.

A. Morais
(transcrito de www.blogdosanharol.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário