terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Batalha Espiritual


"Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.” (2 Co 10.3-5)

É impossível passar despercebido no que acontece no mundo espiritual. Todos são vítimas de ataques malignos. É preciso acordar do sono da indiferença e da derrota, achando que tudo é assim mesmo, nos conformando com uma vida medíocre, infeliz e fracassada.

1. Reconheça as investidas do inimigo.
De muitos conflitos espirituais, entre Deus, os cristãos e Satanás, vamos nos ater apenas a 3 deles, cujas conseqüências nos envolvem ainda hoje.

 Afronta – Gn 2.5; Gn 3.15
Satanás atacou a Deus pela desobediência da sua criação. Com isso, Deus declarou a batalha espiritual que envolveria toda a humanidade. Satanás não quer que estejamos conscientes dessa batalha, por isso procura convencer a todos que tudo que acontece é normal e pura casualidade.

 Tentação – Mt 4.1-11; Hb 2.14, 4.15, 12.24; 1 Co 15.54,55
Jesus revestiu-se da natureza humana, assumindo às mesmas situações e dificuldades do homem. Por isso Satanás ousou tentá-Lo para fazê-lo pecar, como no Jardim do Éden. Mas não conseguiu. Porque mesmo sujeito as nossas fraquezas ele não pecou. Ele venceu Satanás e também a morte. Por essa razão, através de Jesus Cristo podemos nos tornar filhos de Deus e sermos conduzidos à glória.

 Engano – Jo 8.12, 9.5 e 12.35
Satanás tenta até hoje trazer engano sobre a humanidade desmentindo e mistificando a Palavra de Deus e, muitas vezes usa desta própria Palavra para fazer isso. Um exemplo é a falta de entendimento da multidão acerca do Messias ser Filho de Deus, do homem e permanecer na terra por pouco tempo, sendo que esperavam que o Messias permanecesse eternamente. Muitos não entenderam que esse era um dos maiores ensinamentos: ‘Busque a Deus, enquanto há tempo’. Assim como Jesus não permaneceu na terra para sempre, assim será a salvação.

2. Prepare-se para enfrentar os adversários.
Todo cristão luta, diariamente, pelo menos, contra 3 adversários: o diabo, a carne e o mundo.

 Carne – Ec 7.29; Rm 8.5-9; Gl 5.17
A natureza humana, que foi criada pura e santa, foi contaminada pelo pecado/ desobediência, causando lutas constantes entre duas forças contrárias: o bem e o mal. No qual cada um atua tentando obrigar o outro a recuar.

 Mundo – Jo 14.27; 1 Jo 2.15,16;5.19b; Tg 4.4
Jesus nos adverte sobre as tribulações que passaremos no mundo, porém declara: “Eu venci!” (Jo 16.33). Não podemos absorver as aflições do mundo ou o medo, deixando-nos dominar pelo desespero ou incapacidade de ação. O segredo para vencer é não desistir! Permanecer no Senhor Jesus. Só Nele há paz, descanso e ânimo.

 Diabo – 1 Pe 5.8; Jo 10.10ª; Rm 8.31; Ef 6.11
Não duvide que o diabo exista e do que ele é capaz. Sua missão não é outra senão matar, roubar ou destruir. Com isso precisamos estar vigilantes em todo tempo, revestindo-nos de toda a armadura de Deus. Renda-se à direção do Espírito Santo e, busque domínio próprio diante das provocações e hostilidades dos adversários. Não brinque com o pecado, não faça o jogo do inimigo, não se exponha as práticas mundanas, feche todas as brechas e lembre-se de que o Senhor é maior e mais forte.

3. Entenda que a capacidade para enfrentar tais inimigos vem de Deus.
Uma das armas mais importantes na batalha espiritual que nos conduzem a vitória é a FÈ.

 Com a fé enxergamos as promessas – Tg 4.7,8; Ap 14.14; Hb 2.9
É através dela que cremos em Deus e no plano da salvação. Com a fé vemos Cristo Coroado, que veio ao mundo, viveu, batalhou, salvou, curou, libertou; Morreu na cruz, mas ao 3º dia ressuscitou e foi coroado pelo Pai no céu, onde está agora, intercedendo por nós. Crer nos planos realizados de Deus nos faz querer ver os nossos realizados também. Podemos vencer nossos adversários! Creia nisso!

 Com a fé contemplamos o impossível – Hb 11.1
Dentro de uma perspectiva humana, a visão de fé nos fortalece, transforma impossibilidades em possibilidades e as derrotas em vitórias. Muitas vezes quando parece que todos nos viram as costas, as portas se fecham e a esperança desaparece, a fé é a única que nos ajuda enxergar o amor e a ajuda de Deus.

 Com a fé avistamos longe – Hb 12.2a
Mesmo com as lutas e as adversidades não devemos nos render e perder as esperanças, pois a fé pode nos levar a ver além dos problemas e das circunstâncias. Através dela podemos esperar um amanhã melhor. Olhe para o futuro, para frente, e prossiga para o alvo.

4. Guerreando com o Senhor
Como filhos de Deus somos embaixadores em terra estranha e devemos representar nossa pátria com dignidade, caráter e com integridade cristã.
 Fomos chamados para viver com o Rei dos Reis
 Escolhidos para batalhar a Seu favor
 Nossa missão é arrancar as almas das mãos do inimigo – Jd 23.

Precisamos nos revestir do poder do Espírito Santo, sendo dirigido e orientado por Ele, utilizando das estratégias bíblicas que estão ao nosso dispor – Gl 5.16. Creia que:
 O Senhor é homem de guerra, Ex 15.3
 Deus é o Senhor dos Exércitos, Zc 4.6b
 A guerra é o do Senhor, 1 Sm 17.47b

“De sorte que somos embaixadores de Cristo.” 2 Co 5.20a
Referência: Lições da Bíblia, Revista 8, lição 1. Ed Central Gospel.
Postado por



Igreja Evangélica Missão Rocha Eterna
http://www.iemregrajau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário