terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Enganos do coração


Jeremias 17:5-11

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas… —Jeremias 17:9

Êxodo 27–28
Mateus 21:1-22

Histórias verdadeiras sobre enganos e decepções podem parecer mais estranhas do que ficção. De acordo com um artigo de uma agência de notícias, uma mulher americana foi presa após tentar pagar uma compra de mais de mil e quinhentos dólares com uma nota falsa de um milhão de dólares. Esta senhora ao ser interrogada, disse envergonhada, que fora iludida e que seu ex-marido, dono de uma coleção de moedas, lhe dera a tal nota.

O tamanho da nota nos faz questionar se qualquer pessoa poderia realmente acreditar que a nota fosse verdadeira. Talvez isso ilustre bem o quase inacreditável problema do autoengano, sobre o qual, o profeta nos adverte. Quando Jeremias disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (17:9), ele expressa um sentido de surpresa que está além da nossa capacidade de compreender. O profeta não está dizendo que alguns de nós têm dificuldade em ser honestos consigo mesmos; ele está afirmando que todos têm.

Felizmente, Deus sonda nossos corações e compreende aquilo que não podemos ver (v.10). Ele nos dá toda razão para dizermos: “Senhor, precisamos da Sua ajuda. Por favor, mostre-nos se estamos sendo honestos conosco e contigo. Se não estivermos, ajude-nos a mudar e depender de Ti em vez de dependermos de nós mesmos.”

A única maneira de sobreviver tantas decepções é confiar naquele que jamais nos enganará.

publicado no devocionário nosso andar diário 1º trimestre de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário