quinta-feira, 7 de abril de 2011

CURIOSIDADES


BEIJA-FLORES: É comum pendurarmos garrafinhas com águas açucaradas para alimentar os beija-flores. Muitas vezes, porém, a falta de conhecimento das pessoas transforma uma boa intenção numa armadilha mortal para eles: Se a água não for trocada diariamente e os vidros fervidos uma vez por semana, podem aparecer fungos que infestam a garganta dos passarinhos e causam sua morte asfixia.
LIÇÃO DOS GOLFINHOS: Embora vivam no mar, os golfinhos (como as baleias) são mamíferos e precisam subir à superfície para respirar. Se fossem peixes, o comportamento em relação aos filhotes seria marcado por total indiferença, já que os peixes nascem, os golfinhos são ajudados pela mãe a subir à superfície para a primeira inalação de ar. Durante um ano, alimentam-se exclusivamente de leite materno. E com a mãe aprendem a caçar os peixes de que alimentarão pelo resto da vida.
O MIADO DA ARIRANHA: Um miado assusta os bichos das margens do rio. Não é nenhum gato, mas a ariranha. Com seus três metros de comprimento, nada com grande agilidade nas águas dos rios da Amazônia à procura de peixes, que abocanha e carrega entre os dentes para devorar em terra. Mia como gato. Quando se sente ameaçada, fica feroz.

*Do calendário AVE MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário