sábado, 30 de abril de 2011

Graça ofensiva?

Romanos 6:1-14

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal… —Romanos 6:12

1 Reis 8–9
Lucas 21:1-19

Paulo disse em Romanos 5:20 que “…onde abundou o pecado, superabundou a graça”. Mas este conceito radical abre uma comporta teológica. O escritor do livro de Judas alertou que é possível “[transformar] em libertinagem a graça de nosso Deus…” (Judas 4). Por que ser bom se você sabe que será perdoado? Nem a ênfase no arrependimento apaga por completo este perigo.

No livro de Romanos 6, Paulo foi diretamente ao ponto. “…Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?” Ele deu uma resposta curta e explosiva: “De modo nenhum!…” (vv.1-2) e usou uma analogia que contrasta rigorosamente morte e vida. “…Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (v.2). Nenhum cristão ressurreto para a nova vida deveria estar preso ao pecado.

No entanto, a perversidade nem sempre parece ter o mau odor da morte. O pecado pode ser completamente atraente.

Paulo reconheceu isto, e aconselhou: “…considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus” e “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal…” (vv.11-12).

Se, verdadeiramente, compreendêssemos a maravilha do amor de Deus por nós, passaríamos nossos dias tentando decifrar e compartilhar Sua graça, ao invés de explorá-la.

Deus não salva pela graça para que vivamos em desgraça. —Faber
30 de abril de 2011

Philip Yancey

publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 2º trimestre de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário