quarta-feira, 13 de abril de 2011

OS SETES MENESTRÉIS DA POESIA VARZEALEGRENSE



Como eu queria fazer parte
Das sete maravilhas da poesia
Mas como Deus não deu essa alegria
Eu vou curtindo essa arte
E uso como descartes
O meu pobre fraco poema
Escrevo sem nenhum dilema
Para aliviar a dor
Pois escrevendo tenho amor
E me afasta todo problema

Bidinho é o primeiro da lista
Que agora vou relatar
Como ele não haverá
Foi um grandioso artista
Um cidadão altruísta
Que na Várzea Alegre ajudou
Muitos anos palmilhou
Nessa arte inspirativa
Teve aplausos do Patativa
Que também lhe admirou

Zé Gonçalves foi violeiro
Na viola respeitado
Pegou fama em outro estado
Mas daqui foi o primeiro
Se dedicou por inteiro
Na rádio Borborema
Cantava sem problema
A dor do sertanejo
A alegria e os festejos
Da Várzea levou o emblema

Miguel Alves de Lima
Um poeta respeitado
Sem estudo coitado
Mas era de muita estima
Fazia uma boa rima
Como de sábio doutor
Transbordava em amor
Como era gostoso ler
As poesias que veio escrever
Na sua vida de agricultor

Joaquim José de Oliveira
Seu Quinco que estou falando
Sempre ficava glosando
Em casa ou na feira
Não era brincadeira
Os versos que ele fazia
Dos campos verdes trazia
O cheiro bom que alegrava
A nossa vida que chorava
Pelas mágoas que sentia

Do soneto é o tal
Como ele não tem
Consegue muito bem
O seu intuito final
O sinésio Cabral
Nessa arte é o primeiro
Nos seus versos verdadeiros
Consegue nos encantar
Por isso venho exaltar
Esse poeta pioneiro

Na poesia sertaneja
No papel escrito
Digo e muito acredito
Um aqui bem verseja
É a Várzea Alegre enseja
Por esse dom divinal
O Raimundinho Piau
Ninguém quer que se cale
É o nosso Mundim do Vale
Um poeta sem igual

Na área do cordel
Temos nosso representante
Nessa arte empolgante
Que é doce como o mel
Nos afasta todo o fel
Desse viver amargurado
Pois ele escreve com cuidado
O nosso Sávio Pinheiro
Um poeta verdadeiro
E por todos respeitado

Esses sete na minha opinião
São os maiores poetas da cidade
Falo com muita sinceridade
Sobre o que penso na questão
Pois cada um tem sua razão
E podem achar que tou errado
Mas fica meio complicado
Pois cada um tem sua lista
E Várzea Alegre tem muito artista
Que se tem se destacado


Israel Batista

Um comentário: